Blog Home / órteses / Os diferentes tipos de órteses e como elas podem ajudar na recuperação de lesões ortopédicas

Os diferentes tipos de órteses e como elas podem ajudar na recuperação de lesões ortopédicas

As órteses são dispositivos médicos utilizados para oferecer suporte, estabilização e correção de problemas ortopédicos. Elas são usadas por pacientes que possuem lesões musculoesqueléticas, deformidades congênitas, lesões traumáticas, entre outras condições. 

 

Existem diferentes tipos de órteses disponíveis no mercado, cada uma com uma finalidade específica e com indicações variadas. A seguir, vamos abordar os diferentes tipos de órteses e como elas podem ajudar na recuperação de lesões ortopédicas. Continue conosco até o final!

 

O que é órtese?

 

Órtese é um dispositivo ortopédico temporário usado para ajudar a corrigir uma deformidade ou lesão musculoesquelética em uma parte do corpo. As órteses podem ser projetadas para fornecer suporte, alinhar, imobilizar, limitar o movimento ou reduzir a carga em uma determinada área do corpo. 

 

Elas podem ser feitas de diversos materiais, como plástico, metal, tecido ou couro, e são personalizadas de acordo com as necessidades individuais do paciente. As órteses são frequentemente usadas para tratar condições como fraturas, lesões ligamentares, artrite, escoliose, pé chato, pé equino, entre outras.

 

Órteses de tornozelo

 

As órteses de tornozelo são usadas para prevenir lesões, tratar lesões já existentes e reduzir o risco de recorrência. Elas são feitas de materiais leves e resistentes e podem ser ajustadas para atender às necessidades individuais de cada paciente. As órteses de tornozelo ajudam a controlar o movimento excessivo do tornozelo, proteger os ligamentos, reduzir a inflamação e facilitar a cicatrização.

 

Órteses de joelho

 

Indicadas para pacientes com lesões no joelho, como entorses, luxações, lesões meniscais e artrite, as órteses de joelho ajudam a estabilizar o joelho, reduzir a dor, melhorar a função articular e prevenir lesões futuras. As órteses de joelho são feitas de materiais duráveis e podem ser personalizadas para atender às necessidades individuais de cada paciente.

 

Órteses de coluna

 

Usadas para tratar uma variedade de condições que afetam a coluna vertebral, incluindo escoliose, hérnia de disco, estenose espinhal e fraturas vertebrais. Elas ajudam a alinhar a coluna, reduzir a dor, melhorar a postura e prevenir danos adicionais à coluna vertebral. Esses dispositivos são projetados para serem confortáveis e ajustáveis, permitindo que o paciente possa se mover e realizar atividades diárias normalmente.

 

Órteses de mão e punho

 

As órteses de mão e punho são indicadas para pacientes com lesões nas mãos e nos pulsos, como tendinite, síndrome do túnel do carpo, artrite e fraturas. Elas ajudam a aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar a mobilidade e proteger a articulação. As órteses de mão e punho são geralmente feitas de materiais leves e podem ser ajustadas para atender às necessidades individuais de cada paciente.

 

Órteses de ombro

 

Utilizadas para tratar lesões como tendinite do manguito rotador e luxação do ombro. Elas fornecem suporte e estabilidade ao ombro, reduzindo a dor e a inflamação e ajudando na recuperação da lesão.

 

As órteses de ombro podem ser feitas de materiais diferentes, como neoprene, tecido elástico ou plástico rígido e podem ser usadas durante o dia e/ou a noite, dependendo da lesão e das necessidades do paciente.

 

Conheça os produtos da Saúde e Ortopedia

 

A variedade de produtos ortopédicos não falta na Saúde e Ortopedia. Trabalhamos com órteses para ombro, órtese de braços, mãos e punhos, órteses de joelho, perna e pé e muito mais. Não deixe de conferir todas as opções agora mesmo.