Blog Home / cirurgias / Conheça as novas tecnologias que auxiliam as cirurgias ortopédicas

Conheça as novas tecnologias que auxiliam as cirurgias ortopédicas

A cirurgia ortopédica é uma especialidade médica que lida com o diagnóstico e tratamento de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, que inclui ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos. 

 

Nos últimos anos, as novas tecnologias na cirurgia ortopédica têm revolucionado a maneira como os médicos tratam essas condições. Neste artigo, discutiremos algumas dessas novas tecnologias e seus benefícios para pacientes e profissionais da saúde. Confira!

 

Robótica cirúrgica

 

A robótica cirúrgica é uma das tecnologias mais avançadas atualmente disponíveis para cirurgias ortopédicas. Ela permite que o cirurgião tenha um maior controle e precisão durante o procedimento. Através de um sistema robótico, o cirurgião pode controlar instrumentos cirúrgicos com maior precisão, além de obter uma visão ampliada da área cirúrgica. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de cirurgia, diminuir a perda de sangue e minimizar o risco de complicações. A robótica cirúrgica também pode auxiliar a aumentar a taxa de sucesso do procedimento e reduzir o tempo de recuperação.

 

Implantes personalizados

 

Os implantes personalizados são uma tecnologia recente na cirurgia ortopédica. Eles são projetados especificamente para o paciente, com base em imagens de raios-X e tomografia computadorizada (TC). Esses implantes são criados com impressoras 3D, que permitem a produção de implantes com formas complexas e precisão milimétrica. Com isso, é possível obter implantes que se ajustem perfeitamente ao paciente, aumentando a probabilidade de sucesso da cirurgia e reduzindo o risco de complicações pós-operatórias.

 

Simuladores cirúrgicos

 

Os simuladores cirúrgicos são outra tecnologia que tem ganhado destaque na cirurgia ortopédica. Eles permitem que os cirurgiões treinem habilidades específicas antes de realizar a cirurgia real. O treinamento em um simulador pode ajudar os cirurgiões a se familiarizarem com a anatomia do paciente e a desenvolverem habilidades e técnicas específicas para o procedimento. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de cirurgia, diminuir o risco de complicações e melhorar a taxa de sucesso do procedimento.

 

Realidade aumentada

 

A realidade aumentada é outra tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada na cirurgia ortopédica. Com ela, é possível criar um modelo 3D do paciente, que pode ser usado para planejar a cirurgia e auxiliar o cirurgião durante o procedimento. Através de óculos de realidade aumentada, o cirurgião consegue visualizar o modelo 3D em tempo real e ter informações adicionais sobre a anatomia do paciente, ajudando a melhorar a precisão do procedimento e reduzir o tempo de cirurgia.

 

Inteligência artificial 

 

A inteligência artificial (IA) também tem sido utilizada em cirurgias ortopédicas para melhorar a precisão e o resultado do procedimento. A IA pode ajudar a prever possíveis complicações e fornecer aos cirurgiões informações precisas e detalhadas em tempo real, permitindo que tomem decisões mais informadas durante o procedimento. Além disso, a IA também é utilizada para treinar cirurgiões em técnicas mais avançadas e complexas.

 

Telemedicina

 

Além dessas tecnologias específicas, a telemedicina também tem sido uma ferramenta valiosa na área da cirurgia ortopédica. Ela permite que os pacientes se comuniquem com seus cirurgiões e provedores de saúde de forma remota, o que pode ser especialmente útil durante o processo de recuperação. Os pacientes podem relatar seus sintomas e progresso através de videoconferência ou outros meios online, permitindo que seus médicos monitorem seu progresso e façam ajustes em seu plano de tratamento conforme necessário.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite e conheça os nossos produtos médicos e ortopédicos, basta clicar aqui