Blog Home / dores crônicas / 6 tipos de tratamentos alternativos para dores crônicas

6 tipos de tratamentos alternativos para dores crônicas

As dores crônicas são um problema de saúde significativo que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Embora existam tratamentos convencionais, como medicamentos e terapias físicas, algumas pessoas procuram tratamentos alternativos para aliviar a dor. Trouxemos hoje alguns tratamentos alternativos que podem ajudar a aliviar as dores crônicas, confira a seguir!

 

Acupuntura

 

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo. Acredita-se que a acupuntura ajuda a aliviar a dor crônica, estimulando o fluxo de energia (conhecido como qi) através do corpo. Embora os estudos sobre a eficácia da acupuntura sejam mistos, muitas pessoas relatam alívio significativo da dor após sessões de acupuntura.

 

Quiropraxia

 

A quiropraxia é uma prática de saúde alternativa que se concentra na avaliação e no tratamento dos distúrbios do sistema músculo-esquelético e do sistema nervoso. Os quiropráticos usam suas mãos para aplicar pressão, manipulação ou ajustes nas articulações, especialmente na coluna vertebral, para alinhar o corpo e promover a cura natural. O objetivo da técnica é melhorar a função geral do corpo, reduzir a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade e prevenir lesões futuras. Embora a quiropraxia seja frequentemente associada ao tratamento de dores nas costas e no pescoço, ela pode ser usada para tratar uma ampla variedade de condições, incluindo dores de cabeça, lesões esportivas, dor nas articulações e artrite. 

 

Massagem

 

A massagem é uma terapia de manipulação dos tecidos moles do corpo, que pode incluir técnicas de pressão, fricção e alongamento. Acredita-se que a massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a tensão muscular e aumentar a produção de endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo. A massagem pode ser uma opção segura e eficaz para aliviar a dor crônica em algumas pessoas.

 

Hipnoterapia

 

A hipnoterapia é uma técnica de relaxamento que envolve o uso de sugestões verbais para ajudar as pessoas a alcançar um estado de transe hipnótico. Essa terapia ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, que podem agravar a dor crônica. Embora a hipnoterapia possa ser eficaz para algumas pessoas, é importante lembrar que nem todos são capazes de entrar em transe hipnótico.

 

Terapia com plantas medicinais

 

A terapia com plantas medicinais é um tipo de medicina alternativa que envolve o uso de ervas e suplementos para aliviar a dor crônica. Algumas ervas, como a cúrcuma e a arnica, são conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Apesar de a terapia com plantas medicinais ser útil para algumas pessoas, é preciso lembrar que as ervas podem interagir com medicamentos prescritos e causar efeitos colaterais.

 

Yoga

 

O yoga é uma prática antiga que envolve a combinação de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação. Acredita-se que o yoga possa ajudar a reduzir a dor crônica, aumentar a flexibilidade e melhorar o equilíbrio e a coordenação. O yoga é frequentemente recomendado como uma terapia complementar para pessoas com dores nas costas e artrite.

O que você achou do conteúdo de hoje? Se gostou, continue nos acompanhando, sempre traremos curiosidades e novidades do mundo da saúde. Aproveite e também conheça o nosso site, onde temos muitas opções de produtos médicos e ortopédicos.